Água-marinha, pedra de nascimento de março
Cada joia que entra em nossa vida tem um significado especial, carrega dentro de si uma lembrança, uma experiência, uma experiência inesquecível e assim como nós guardamos e cuidamos de tudo para que fique intacto. Você procura uma joia única para isso pessoa mimada do seu coração que está cumprindo anos no mês de março e o que é um pisciano genuíno? Por isso, nas joias Flor da Vida você encontra uma linda água-marinha, pedra dos nascidos neste mês e sob este signo, engastada em uma linda e elegante joia que você pode escolher de acordo com seu gosto e necessidade. É uma pedra perfeita, ideal em qualquer tipo de joia, seja anel, pingente ou par de brincos, com a qual você poderá expressar todo o seu carinho e votos de felicidades àquela aniversariante especial.
Água-marinha
Água-marinha uma das pedras mais inspiradoras e belas, cuja cor nos transporta a sonhar com a beleza e profundidade do mar. Seu nome vem do latim “anel aquamarine” (água do mar). Era conhecida como a “pedra do marinheiro” e segundo a mitologia, os marinheiros deixavam amuletos com água-marinha no mar durante as tempestades, para tranquilizar Poseidon ou Netuno, deus do mar e evitar que sua ira causasse naufrágios e tragédias. Segundo os antigos romanos, as águas-marinhas vinham de baús de tesouro de sereias que eram carregados pelas correntes das profundezas do mar até a praia, onde eram encontrados por caçadores de sorte.
O uso da água-marinha em joias remonta ao Renascimento, onde recebeu seu nome atual, mas essa pedra já era conhecida na antiguidade. No Egito, por exemplo, eles o usavam tanto em joias quanto como amuleto de proteção; eles colocaram água-marinha nas bandagens das múmias para ajudá-los em sua passagem para a vida após a morte. Na Idade Média, as pessoas acreditavam e as usavam como um poderoso antídoto para qualquer veneno.
A água-marinha é uma das pedras preferidas no mundo da joalheria, devido à sua dureza, brilho e transparência que a distinguem de pedras semelhantes, como a esmeralda e a morganita, que também provêm do mineral berilo (do grego “beryllos” significa pedra verde-azulada) e conhecida como “a mãe das pedras preciosas”. Sua tonalidade se deve à presença de traços de ferro em sua composição e que, de acordo com sua concentração, proporciona sua bela cor azul que varia de um azul claro suave a um azul intenso, sendo este o mais valioso e desejado. Sua cristalização hexagonal caracteriza sua beleza única. É uma pedra transparente e “ocular limpa”, ou seja, não apresenta inclusões visíveis até uma distância de seis polegadas, mesmo que seja observada com uma lupa. Sua claridade e tonalidade fria,
Além de ser uma pedra preciosa amada por sua beleza, suas propriedades curativas a tornam ainda mais interessante. É uma gema que ajuda a controlar a tristeza e o medo, promove a clareza mental e o pensamento positivo; emana uma energia calmante que reduz o estresse e, portanto, melhora o caráter, reativa a criatividade e a sensibilidade de quem o usa. Renova as energias físicas e traz muito bem-estar. Se você procura um sinônimo de harmonia e paz, essa é a água-marinha.
No mundo espiritual, essa pedra favorece a comunicação com os seres de luz, desperta a intuição, bloqueia os pensamentos negativos alheios e é uma grande aliada para a meditação. Se você deseja ter sonhos reveladores ou elevar sua vibração espiritual, durma com uma água-marinha debaixo do travesseiro ou coloque uma ao seu lado enquanto pratica sua meditação. A água-marinha está positivamente relacionada ao terceiro olho e ao chakra do coração, promovendo novos estados elevados de consciência, mantendo a percepção da realidade e despertando poderes psíquicos. Esta gema também possui propriedades curativas que ajudam a equilibrar o sistema hormonal, o sistema nervoso, auxiliam na retenção de líquidos e nas dores de dente.
Diz-se que também possui qualidades que reforçam a empatia por amigos e entes queridos, fortalecendo a comunicação no Amor, reativando e reavivando o relacionamento se estiver distanciado. No passado, o significado da água-marinha era mais profundo, pois simbolizava amor duradouro e união. Por isso era usado como presente para namoradas porque facilitaria o amor duradouro, mas também porque despertaria o amor novamente quando envelhecesse. Atualmente, a água-marinha é considerada uma pedra preciosa para os 19 anos de casamento, talvez depois de quase 20 anos de casamento seja hora de acordar novamente e renovar algumas coisas.
Limpeza
Para limpar esta joia, você deve dar um passo antes de limpá-la com água. Com um pano seco, esfregue a pedra para retirar gorduras e manchas que se acumulam com o uso. Em seguida, submerja a joia em um recipiente com água e detergente neutro. Dependendo da sujeira, você pode deixá-la de molho por alguns segundos ou cerca de 20 minutos. Em seguida, enxágue com água morna a quente e, por fim, seque-o com o pano de microfibra ou pano de joalheria.
Os depósitos de água-marinha são encontrados em áreas onde o berilo existe em abundância e principalmente na América do Sul, África, Rússia e Sul da Ásia. Atualmente, a maior variedade e a melhor qualidade são encontradas no Brasil, especificamente em Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.